Uma coisa que eu acho fantástica nessa vida é que inspiração e oportunidades de aprendizado estão por todos os lados. Hoje de manhã eu assistia na TV a festança organizada pra celebrar a vitória do Leicester City na Premier League (o campeonato da primeira divisão do futebol inglês). Ganhar a Premier League seria por si só motivo pra muita celebração, mas no caso do Leicester havia ainda mais razões para festejar. Primeiro: ninguém esperava por esse resultado. O time quase tinha sido rebaixado na temporada passada, e diferente de outras equipes, não tinha grandes estrelas ou investimentos milionários. Um verdadeiro azarão. E mais, foi a primeira vez que o time venceu o campeonato em seus 132 anos de história! Mas afinal de contas, o que foi que aconteceu? O que levou o Leicester a alcançar esse resultado? Foi aí que eu assisti a uma entrevista com o treinador do time, um italiano de nome Claudio Ranieri, e entendi tudo.

Depois de assistir a entrevista, eu resolvi dar uma pesquisada mais a fundo, porque quando se fala em transição profissional, treinadores de futebol tem mais experiência que a média das pessoas. Como se sabe, contratar e demitir treinadores de futebol é atividade rotineira. Deve haver poucas profissões onde há tanta mudança, tanto ‘começar de novo’. Nesse contexto de constante transição, deve haver um ‘oceano de sabedoria’ sobre as habilidades e atitudes a serem adotadas para se atingir sucesso (ou fracasso) em momentos de mudança. E isso é algo que muito me interessa.
Pra começar fui dar uma olhada no histórico do Claudio Ranieiri, e como era de se esperar, ele passou por dezenas de clubes em sua carreira de treinador. O currículo evidencia o constante ‘recomeçar’. Fico curiosa para saber como ele lida com essa realidade ‘mutante’. Que estratégias ele usa pra se adaptar rapidamente a uma nova equipe? Como é que se mantém equilibrado com a constante alternância de contratações e demissões, de vitórias e derrotas? O que o mantém sempre cheio de energia, lutando pela próxima vitoria?
Não encontrei nenhum artigo que explorasse o tema da transição profissional na vida de um treinador de futebol (quem sabe eu mesma tenha que fazer essa pesquisa uma hora dessas?) As matérias que eu achei traziam informações sobre o ‘estilo Ranieri’ de ser e liderar. Eu achei que seria interessante (e relevante) publicá-las aqui:
- Autenticidade – Dá pra ver que o Ranieri tem um estilo bem ‘único’. Tem grande senso de humor, fala pausadamente (mas com energia) e é muito verdadeiro nas suas colocações. Eu li que ele tem um estilo ‘caloroso’ de liderar e que isso inspirou cada jogador a ‘dar o seu melhor’.
- Responsabilidade – Em várias entrevistas o técnico diz acreditar que ‘o destino está nas mãos da equipe’. Ele tem foco esforços ‘nas coisas que estão sob o seu controle’. Fica claro que ele é um Player não uma Vítima (veja aqui um vídeo sobre esse tema). Ele diz que o importante não é ganhar ou perder, mas sim lutar até o final.
- Colaboração – A criação de um espirito de equipe está claramente no ‘centro’ do trabalho do treinador. Celebrar as vitórias, segundo ele, é também fundamental. Ficaram famosas as reuniões regadas a ‘pizzas’ que ele passou a organizar sempre que o time atingia as metas.
- Visão – O Ranieri fala com muita clareza de seus objetivos e sabe da importância de comunicar essas metas para a equipe. Ele sabe para onde está indo e inspira os jogadores a ‘chegar lá’.
- Sensibilidade – Uma coisa importante para qualquer líder é compreender o ‘contexto’ onde ele atua. Quando perguntado sobre o que ele sentiu quando chegou ao Leicester, ele respondeu: “ Tinha uma eletricidade positiva no ar”. Ele rapidamente compreendeu o potencial que tinha em mãos e o utilizou ao máximo.
Ter clareza sobre o próprio estilo e características, sobre o contexto e a cultura onde atuam é fundamental para o sucesso de líderes, mais ainda aqueles que se encontram em períodos de transição. Minha motivação pessoal é poder ajudar profissionais a encontrar essa clareza e compreensão através do trabalho que eu faço como Parceira de Transição. Entre em contato se quiser saber mais sobre o meu trabalho.
Uma boa & inspirada semana pra todos!
