O que é Coaching?

O significado da palavra ‘coaching’, que tem sua origem na língua inglesa, (sem tradução para o português) está relacionado a antigos meios de transporte. Por exemplo stage coach, rail coach.  Literalmente quer dizer ‘levar uma pessoa de um lugar para outro’. Uma coisa que todas as formas de coaching têm em comum é que as pessoas se utilizam dele para se mover numa certa direção. 

O coach é uma espécie de ‘personal trainer’ para o seu desenvolvimento profissional. Um coach vai fazer te perguntas, propor exercícios e comandar uma conversa rica em reflexões, descobertas e aprendizados. Quando você se tornar mais consciente do que ‘está acontecendo á sua volta’, vai poder tomar decisões mais alinhadas com os seus valores e necessidades. Além disso, você vai implementar ações que te moverão na direção em que você deseja seguir. O objetivo é criar novos aprendizados e comportamentos, que vão gerar um melhor desempenho profissional e satisfação pessoal.

O que NÃO É coaching?

  • Não é treinamento – O coaching segue um formato mais flexível, de acordo com o contexto, estilo e objetivos do cliente. A direção das sessões é influenciada por ambos (coach e cliente). O papel do coach é o de criar condições para um entendimento mais amplo (do contexto, estilo, impactos etc.). Já o cliente é responsável pelas escolhas a serem feitas e por colocar ações em prática.
  • Não é terapia – Ainda que não seja uma terapia, e não deve ser visto como tal, o coaching é uma alternativa viável para aqueles que já consideraram algum tipo de aconselhamento para resolver uma situação. Por exemplo, o coaching promove o auto-conhecimento e uma compreensão mais ampla de situações e circunstâncias. Ás vezes uma mudança acontece como resultado de uma simples mudança de ponto de vista. Barreiras de auto-estima como “eu não posso’ ou “eu não consigo” podem ser questionadas para encorajar a adoção de novas abordagens e idéias.
  • Não é outra pessoa resolvendo os problemas para você – O coaching se baseia na premissa de que o ‘indivíduo’ é responsável pela sua vida e pelos resultados que ele/ela está alcançando. Se nós reconhecemos que somos responsáveis por alguma coisa, o que acontece em seguida é que nós nos sentimos com mais poder. Por exemplo, se no trabalho você não está alcançando os resultados que deseja, um coach pode te encorajar a: analisar e compreender a situação mais claramente; criar novas idéias ou abordagens para lidar com essa situação; adotar ações práticas que vão te ajudar a atingir os resultados que você espera.

O que o coach não vai fazer é te dar ‘instruções’ para que você faça algo específico e nunca vai fazer nada no seu lugar. Se o coach fizesse isso, estaria assumindo a responsabilidade e portanto tirando o poder de você.

Clique aqui para saber mais sobre “O que você pode esperar de um coach e o que um coach espera de você”

(Fonte: The Coaching Manual by Julie Starr)

Union_Jack Click here to read this page in English